sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PROCURADORES DA OPERAÇÃO LAVA JATO ACUSAM EX-PRESIDENTE LULA DE “TER PARTICIPADO ATIVAMENTE DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO” NA PETROBRAS

Resultado de imagem para EX-PRESIDENTE LULA


Em parecer à Justiça nesta semana, procuradores da Operação Lava Jato acusam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter “participado ativamente” do esquema de corrupção na Petrobras e de ser um de seus beneficiários.
“Há elementos de prova de que Lula participou ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobras, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”, escrevem os procuradores.
O documento, de 70 páginas, é um dos mais incisivos posicionamentos do Ministério Público em relação ao ex-presidente, alvo de inquéritos na Lava Jato.
Para os procuradores, não é “crível” que Lula não soubesse da existência do esquema, tendo em vista que admitiu, ainda em 2005, a existência de caixa dois no PT e também afirmou à Polícia Federal, em março, que nomeava os diretores da Petrobras de acordo com as indicações de aliados políticos.
“Diversos fatos vinculados ao esquema que fraudou as licitações da Petrobras apontam que o ex-Presidente da República tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou”, escrevem.

A força-tarefa ainda acusa o PT de atuar “de forma constante e própria” para obter dinheiro para a legenda.