domingo, 5 de fevereiro de 2017

RADIALISTA, PROFESSOR E FUNCIONÁRIO PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL FRANCY APOLIANO RELEMBRA FATOS OCORRIDOS COM EX-PREFEITOS DE SOBRAL


Foto do perfil de Francy Apoliano, A imagem pode conter: 1 pessoa
    Francy Apoliano
O radialista, jornalista, palestrante, professor e funcionário do Banco do Brasil, Francy Apoliano, escreveu em sua rede social, lembranças suas com ex-prefeitos, deputado federal e estadual da cidade de Sobral, e fala com carinho do ex-prefeito José Parente Prado (Zé Prado -"Zé do Povo").
Confira!

"INSPIRANDO-ME NO DR. LUCÍDIO!

Sempre que tenho oportunidade, converso com políticos, de todas as matizes.
Mas, não abro mão de discordar.

Procuro ser respeitoso, educado e oportuno, mas, não abro mão de dizer o que penso.

E, diante dos arrogantes, que se consideram dono da verdade, que não aceitam ser contrariados, afasto-me.

Procuro ter humildade para mudar de ponto de vista, se for convencido, mas, não aceito autoritarismo, não aceito ativismo individualista.

Quando eu ia a Brasília (cheguei a passar 14 meses, direto, a serviço do BB), o brilhante jornalista, Lustosa da Costa, que me achava muito mais do que sempre fui, muito meu amigo, levava-me ao Congresso ou alguns almoços ou jantares, com políticos, seus amigos e suas fontes de notícias, também.

Não sei se eu conversei mais com o Dr. José Euclides, prefeito de Sobral, no período de 1977 a 1982, eleito à época, o melhor Prefeito do Ceará, considerado que foi um exemplo de probidade e seriedade, no trato da gestão pública.

O Dr. José Euclides ficou marcado por uma frase que foi reproduzida pela imprensa do Ceará, por muito tempo e que o identificava: "A melhor política é trabalhar pelo povo, com simplicidade, eficiência e probidade".

Eu sempre viajei muito, pelo BB, mas, quando eu estava em Sobral, o Dr. José Euclides ia diariamente, pela manhã, na minha sala, no CESEC, um dia tomava um caldinho de carne, outro dia, tomava um suco de laranja.

Conversávamos sobre política, história geral, sobre a cidade, sobre tudo, Ele era um homem sobretudo culto.

Também aprendi muito com o Pe. José Linhares, meu psicólogo, na 1ª crise de depressão que tive aos 18 anos.

Com o professor Teodoro, foram mais de 20 anos de convivência, com um intervalo de uns 3 anos, que nos afastamos, por divergências pessoais, mas foi um grande mestre.

Agora, por incrível que parece, também troquei muitas ideias, com o ex-Prefeito José Parente Prado, a quem nunca dei um voto.

Mas, tenho que reconhecer, nos moldes em que a política era feita, Zé Prado foi o maior estrategista que já conheci.

Sob outras formas, hoje, indiscutivelmente, Cid Gomes é o maior formulador de alianças e acordo políticos para alcançar e manter o poder, através da mesma ética herdade do seu Pai, muita realização, muitas obras e respeito total aos acordos feitos.

Quando eu ia passando na Praça São Francisco, para o almoço, o Zé Prado gritava da Mercearia do Seu João: “vem cá, vamos conversar, que pressa é essa?”

Sempre tratei a todos com a deferência dos cargos que exerceram ou com a titulação, nunca procurei me fazer de íntimo.

Eu respondia: “prefeito, eu vou voltar para o 2º. expediente”.

Ele insistia, com uma certa chantagem: “será possível que você não pode me dar 30 minutos do seu tempo?”.

Muitas vezes, voltei sem almoçar, porque sempre fui muito “CDF”, com minhas obrigações.

Certa vez, Ele disse, “na próxima campanha, você vai compor a minha chapa, como candidato a Vice-Prefeito”.

Eu respondi: “jogue essa praga pra lá”.

Ele retrucou: “pois vou ganhar as eleições”.

E, realmente, ganhou com o Dr. Ricardo Barreto, como Vice.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Eu nunca votei, nele, repito, mas, realmente, eu adorava conversar com o Zé Prado, ouvir as explicações as suas estratégias, principalmente, utilizando a “luta de classes”, como mote".