terça-feira, 7 de março de 2017

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO APRESENTOU EMENDA CONTRÁRIA À MEDIDA PARA ALTERAR AS PROPOSTAS DO GOVERNO E MANTER TODOS OS DIREITOS DOS TRABALHADORES PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Fonte: blog Sobral em Revista



O governo do presidente Temer, pretende na reforma da Previdência Social, aumentar a idade de aposentadoria dos homens do campo e mulheres para 65 anos e com tempo mínimo de 25 anos de contribuição. O deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE) apresentou Emenda contrária à medida para alterar as propostas do governo e manter todos os direitos garantidos atualmente pela Constituição de 1988.

“Como filho do sertão cearense e conhecedor da dura realidade do homem do campo, sou contra aumento da idade e do tempo de contribuição para aposentadoria do trabalhador rural ou mudança da forma de contribuição”, ele afirmou. A emenda do deputado visa assegurar que o trabalhador rural em regime de economia familiar, sem empregados, tenha direito à aposentadoria aos 60 anos e 55 anos para a mulher.

A justificativa da proposta afirma que o trabalhador rural foi obrigado a entrar muito cedo no mercado de trabalho onde extrai parcos rendimentos à custa do esforço físico. Menciona ainda a dificuldade do trabalhador rural em pagar individualmente e de forma mensal as contribuições para com a Previdência Social.