Fonte: blog do Eliomar de Lima (O Povo)
Em crise, os Correios
anunciaram que vai fechar aproximadamente 250 agências em cidades acima de 50
mil habitantes nas cinco regiões do País. A estratégia de fundir agências,
antecipada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, faz parte de um plano de
economia que está sendo implementado pela direção da estatal para reverter a
crise enfrentada pela companhia, que acumula quatro anos seguidos de prejuízo.
Atualmente, os Correios contam com 6.511 agências próprias. A
estratégia da empresa será ampliar a rede de agências franqueadas, pouco mais
de mil hoje. O presidente do Correios, Guilherme Campos, disse ao jornal que
planeja criar a figura de microempreendedor postal, uma pequena empresa que
assumiria os serviços postais em localidades menores.
Com o fechamento de agências próprias, os Correios economizam
nos custos de manutenção ou aluguel dos imóveis e no enxugamento do quadro de
funcionários. As agências franqueadas são selecionadas por meio de uma oferta
pública e remuneradas com um porcentual das receitas dos serviços.