sábado, 4 de março de 2017

JORNAL O GLOBO DESTE SÁBADO (4 ) MOSTRA QUE O GRUPO PETRÓPOLIS QUE PRODUZ A CERVEJA ITAIPAVA E OUTRAS BEBIDAS ATUOU PARA A ODEBRECHT COMO OPERADORA FINANCEIRA NA LAVAGEM DE DINHEIRO E PAGAMENTO DE PROPINA

Fonte: Cearanews7 via jornal O Globo

Entenda como a cervejaria Itaipava era utilizada como banco para lavagem de dinheiro

O Grupo Petrópolis, produtora de cerveja e outras bebidas, atuou para a Odebrecht como operadora financeira na lavagem de dinheiro e pagamento de propina à políticos, revela reportagem publicada na edição deste sábado (4) do O Globo.

A empresa utilizava um esquema similar ao 'dólarcabo', que permite troca de recursos entre dois parceiros, no Brasil e no exterior, como se fosse um banco paralelo de compensações, sem a necessidade de movimentar o dinheiro de fato. Tudo funciona na base da confiança.

De acordo com os investigadores, a cervejaria dispunha de recursos produzidos em seu caixa dois para honrar os compromissos políticos da Odebrecht no Brasil. Para isso, usava uma rede de distribuidoras que orbitava em torno da empresa.
Em compensação, a Itaipava se valeria da empreiteira no exterior para pagar em moeda estrangeira os insumos necessários à produção de cerveja, do malte à lata de alumínio, longe do controle da Receita Federal e do Banco Central.