terça-feira, 19 de setembro de 2017

DEPUTADO ESTADUAL SÉRGIO AGUIAR COMANDOU DEBATE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOBRE A EXTINÇÃO DE COMARCAS PELA JUSTIÇA DO CEARÁ



A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa debateu na segunda-feira (21/08), as alterações na organização judiciária do Estado do Ceará.

Essas modificações estão previstas no projeto de lei nº 73/2017, oriundo da mensagem nº 6/17, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O projeto prevê, entre outras coisas, a transferência de unidades judiciárias consideradas subdemandadas.

De acordo com o presidente da CCJR, deputado Sérgio Aguiar (PDT), esta é a primeira de três audiências públicas sobre o tema – as outras duas serão realizadas pelas Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O desembargador Heráclito Vieira, representando o TJCE, explicou os critérios considerados para a reorganização. Segundo ele, a resolução nº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelece que os tribunais devem providenciar extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média do estados.