quarta-feira, 28 de março de 2018

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO PROFERE DISCURSO NA CÂMARA FEDERAL HOMENAGEANDO O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR

A imagem pode conter: Leônidas Cristino


O deputado federal, Leônidas Cristino (PDT), proferiu discurso na Câmara Federal, em que na oportunidade, homenageou o centenário de nascimento de José Euclides Ferreira Gomes Júnior.

Confira o seu discurso resumido e apresentado no facebook.

 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre
 “Falar do centenário de nascimento de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, celebrado no dia 29 de março de 2018, é um momento propício à reflexão sobre a vida de um homem de bem. Um homem de elevada estatura e grandeza com quem tive a honra de conviver felizes anos de minha vida na nossa querida cidade de Sobral.
A data é comemorada pela sociedade cearense, em especial de Sobral, onde Doutor José Euclides nasceu e deixou as marcas da sua contribuição como cidadão e homem público, ex-prefeito do município nos anos 1977 a 1983.
Depois de fazer o ensino médio no Colégio Sobralense, ele concluiu dois cursos universitários no Rio de Janeiro: - Licenciatura em Geografia e História e Direito.
No interior de São Paulo, exerceu o magistério, a advocacia e, rapidamente, firmou liderança. No Oeste paulista, conheceu o amor da sua vida, a mãe de seus cinco filhos, dona Maria José Santos Ferreira Gomes, com quem se casou em 1957, em Pindamonhangaba.
De volta a Sobral, foi professor de Sociologia, Antropologia e História na Faculdade de Filosofia Dom José, posteriormente Universidade Vale do Acaraú (UVA), Defensor Público e agropecuarista.
São marcantes e exemplares as características destacadas por Ciro Gomes, seu primogênito, ao prefaciar livro do seu pai: o admirável engenho que conciliava a “profunda cultura intelectual” com “a argúcia para os fatos mundanos da vida prática”; a habilidade do “intelectual refinado” que era “capaz de montar horas a fio a cavalo, enquanto cuidava do gado,... sua definitiva vocação telúrica”.
Um exemplo de pai, admirado e respeitado pelos filhos, fonte de consulta e orientação, mesmo quando “os meninos”, já grandes, ocupavam altos cargos da administração pública.
Jubilamos esta personalidade de conduta exemplar com o sentimento de alegria e de reconhecimento.
O bom município se faz com homens bons. Um bom estado, um bom país, do mesmo modo.
Temos hoje Sobral como exemplo para o Brasil na Educação, Saúde, modelo de administração Pública. É o resultado da semente plantada por José Euclides em sua austera e profícua gestão e continuado pelo filho Cid Gomes.
A grande árvore é conhecida por seus bons frutos. O exemplo do pai moldou o caráter dos filhos, vocacionados para a vida pública.
Hoje, Sobral é governada pelo caçula da família, Ivo, que faz agora uma gestão excelente, digna da memória do seu pai.
Lia, médica de profissão, somou as vocações paterna e materna e tem forte atuação na vida pública, notadamente nas atividades políticas e trabalhos sociais.
Cid exerceu por duas vezes mandatos de deputado estadual, prefeito de Sobral e governador do Ceará. Presidiu a Assembleia Legislativa e foi ministro da Educação.
Lucio, Engenheiro Civil, depois de alguns anos na iniciativa privada, hoje presta mais uma vez seus relevantes serviços ao governo do Ceará.
O outro filho, Ciro Gomes, dispensa apresentação ao Brasil neste parlamento. Foi deputado estadual e federal; prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e ministro da Fazenda e da Integração Nacional. É um nome que honra a política nacional e que, mais uma vez, para servir ao Brasil, apresenta-se como pré-candidato à Presidência da República.
Este é o legado do Doutor José Euclides Ferreira Gomes Júnior a quem dedico as minhas mais comovidas homenagens.
À família, o meu preito de amizade e gratidão”.

Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT - CE)