quarta-feira, 30 de maio de 2018

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO DISCURSOU EM BRASÍLIA SOBRE O ECLIPSE DE 1919 QUE LEVOU A COMPROVAÇÃO DA TEORIA GERAL DA RELATIVIDADE

Resultado de imagem para deputado federal leonidas cristino


O deputado federal, Leônidas Cristino, apresentou em rede social, discurso resumido, proferido na Câmara federal, falando sobre o Eclipse de 1919 em Sobral, que comprovou a Teoria Geral da Relatividade.

A imagem pode conter: texto

Confira o seu discurso.

“Na Praça do Patrocínio, em Sobral, no dia 29 de maio de 1919, ocorreu o eclipse solar observado pela expedição científica que coletou os dados que levaram à comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. O Centenário do evento que revolucionou o conhecimento científico moderno é comemorado a partir desta terça-feira (29/05), no mesmo local onde se deu a observação do fenômeno, com a solenidade de abertura do Ano Municipal das Ciências pelo prefeito do município, Ivo Gomes.
Mais tarde, em 1925, o famoso físico alemão afirmou, ao reconhecer a contribuição da observação científica registrada em Sobral: "O problema concebido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil". Vale citar, também, o que disse o prefeito Ivo Gomes, ao dar o ponta-pé inicial da comemoração do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade: "Em épocas obscurantistas, nada como celebrar a ciência".
A Praça do Patrocínio abriga hoje um complexo científico e histórico com o Museu do Eclipse, criado em 1999, que conserva instrumentos astronômicos da época e o Planetário de Sobral. Ambos passaram por reforma e na data serão abertos ao público. Marca a efeméride, também, a realização, no Centro de Convenções de Sobral, de um Congresso Internacional com o tema do universo da física e o fenômeno do eclipse, coordenado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

Deputado federal Leônidas Cristino.