quinta-feira, 10 de maio de 2018

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS (PDT) CRISTINO FAZ PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA RELATANDO O DESCASO DO GOVERNO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER COM O NORDESTE E A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA O CEARÁ




O deputado federal, Leônidas Cristino, usou a tribuna da Câmara Federal, para denunciar o descaso do governo do Presidente Temer, para com o Nordeste, principalmente na questão da transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará.

Confira o seu pronunciamento.



“A execução do trecho que falta para concluir as obras do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, necessária para a água chegar ao Ceará, tem sido conduzida pelo governo Temer de modo trôpego, irresponsável e sem compromisso com o Nordeste. É um festival de desprezo o que acontece com essa obra.

Essa é a realidade depois de seis anos de seca e uma estação de chuvas até agora insuficiente para repor os estoques dos reservatórios de grandes cidades. É muito grave.

Não foi por falta de aviso que a situação marchou para o estado de caos em que se encontra. Em artigos publicados na imprensa cearense e aqui mesmo desta tribuna eu tenho alertado, insistentemente, sobre o tratamento negligente e vacilante do governo federal em relação a esse assunto estratégico e de alta prioridade.

Uma breve consulta nos anais desta Casa revela essa nossa luta obstinada pela retomada das obras do canal Eixo Norte e a conclusão da transposição do Rio São Francisco.

Apesar de todas as advertências e contribuições, o Ministério da Integração Nacional desprezou as sugestões para agilizar as obras, todas com o respaldo jurídico, e optou pelo caminho menos sensato; e o pior resultado não tardou a se apresentar, atrasando ainda mais a sua conclusão.

Recentemente, no 8º Fórum Mundial da Água e em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, o então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assegurou que a obra do Eixo Norte seria concluída ainda neste semestre.

Agora, em mais uma versão, o Ministério da Integração anunciou a substituição da empresa contratada até o próximo mês e garantiu a entrega das obras do Eixo Norte neste ano. Como acreditar em mais um juramento ante uma sequência vergonhosa de tantas promessas vãs por parte de um governo sem credibilidade?

Esse é o retrato da situação em que o Brasil se encontra, com um governo de costas para o povo. Essa é a imagem de um período de traição aos interesses populares, de ameaças à soberania nacional. A que ponto chegamos, à negação aos direitos fundamentais da pessoa humana, a negação do direito à água”.

Leônidas Cristino
Deputado Federal – PDT/CE