sexta-feira, 25 de maio de 2018

LEVANTAMENTO FEITO NAS CAPITAIS PELO SPC BRASIL E PELA CNDL VERIFICOU QUE A COBRANÇA FORMAL NÃO MUDOU O RESULTADO EM QUITAÇÃO DA DÍVIDA

Fonte: jornal O estado-Ce
Imagem: Creditooudebito.com.br

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Mais da metade (56%) dos consumidores inadimplentes no cartão de crédito não regularizaram suas dívidas, mesmo após serem notificados pela empresa credora. De acordo com um levantamento feito em todas as capitais, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) –divulgado. A cobrança formal não resultou em quitação da dívida, ficando atrás, apenas, das mensalidades escolares, cuja incidência de não pagamento é de 57%.

Apesar da situação delicada, a maior parte dos entrevistados avalia o tratamento recebido da parte do cobrador como adequado. Em cada dez inadimplentes, três (27%) disseram que a abordagem foi respeitosa e 21% avaliaram o tratamento como cordial. Há, contudo, situações em que os consumidores relataram um comportamento inapropriado: 15% acharam a abordagem fria, 13% ameaçadora e 8% agressiva. Já os sentimentos mais comuns no ato da cobrança foram constrangimento (39%), chateação (28%), angústia (27%) e pressão (22%).

Foram entrevistados 800 consumidores inadimplentes ou que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses nas 27 capitais, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais.

A margem de erro é de no máximo 3,5 pontos percentuais para uma confiança de 95