Fonte: jornal O estado-Ce
Imagem: Creditooudebito.com.br
Mais da metade (56%) dos consumidores
inadimplentes no cartão de crédito não regularizaram suas dívidas, mesmo após
serem notificados pela empresa credora. De acordo com um levantamento feito em
todas as capitais, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) –divulgado. A cobrança
formal não resultou em quitação da dívida, ficando atrás, apenas, das
mensalidades escolares, cuja incidência de não pagamento é de 57%.
Apesar da situação delicada, a maior
parte dos entrevistados avalia o tratamento recebido da parte do cobrador como
adequado. Em cada dez inadimplentes, três (27%) disseram que a abordagem foi
respeitosa e 21% avaliaram o tratamento como cordial. Há, contudo, situações em
que os consumidores relataram um comportamento inapropriado: 15% acharam a
abordagem fria, 13% ameaçadora e 8% agressiva. Já os sentimentos mais comuns no
ato da cobrança foram constrangimento (39%), chateação (28%), angústia (27%) e
pressão (22%).
Foram entrevistados 800 consumidores
inadimplentes ou que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses nas 27
capitais, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais.