terça-feira, 8 de maio de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL APRESENTA QUADRO REAL DA SITUAÇÃO REFERENTE A GRIPE H1N1 NO MUNICÍPIO




Secretaria de Saúde do município de Sobral, apresentou como se encontra a situação referente aos casos de gripe no município.
Confira a nota da secretaria de Saúde de Sobral.
“A Secretaria da Saúde de Sobral informa que foram notificados 15 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma doença pulmonar, que pode ser causada por diferentes agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos...). Um destes pacientes, que foi a óbito, teve o exame laboratorial negativo para o vírus Influenza A H1N1. O único caso de gripe por vírus Influenza A H1N1 confirmado por meio de exame laboratorial, ocorrido em Sobral, foi de uma criança de 4 anos. Esta criança já se encontra em casa e passa bem.

A Secretaria da Saúde reforça que não há registros de óbitos por Gripe H1N1 em Sobral. O Ministério da Saúde, responsável pelas vacinas, disponibilizou para o município, até o momento, 21.430 doses (38,29% da meta de vacinação para os grupos prioritários). Deste total de vacinas, 18.340 foram distribuídas nos Centros de Saúde da Família, 2.760 nos hospitais e 330 no Presídio/Cadeia Pública.

Para os próximos dias, são esperados novos lotes da vacina, que serão disponibilizados nos Centros de Saúde da Família. Neste primeiro momento, deveremos atingir a meta de 100% dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos/gestantes/mulheres no período pós-parto/idosos/trabalhadores da saúde/professores.

Foi elaborado pela Secretaria da Saúde de Sobral um plano de contingência para o atendimento de todos os sobralenses que apresentarem sintomas relativos à gripe, envolvendo todos os níveis de atenção: Centros de Saúde da Família, Unidade Mista e hospitais”.