sexta-feira, 15 de junho de 2018

COMANDANTE DA CAPITANIA DOS PORTOS DE CAMOCIM A CONVITE COMPARECEU AO PLENÁRIO DEPUTADO MURILO AGUIAR EM CAMOCIM PARA FALAR DA “BATALHA DO RIACHUELO"

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Marcos Antonio Monteiro Freitas e Kleber Veras, pessoas sentadas

A convite do vereador Erasmo Carlos, Capitão-Tenente Henrique Pereira, compareceu ao plenário Deputado Murilo Aguiar, para usar a tribuna para falar sobre a importância da “Batalha do Riachuelo”. Antes de usar a tribuna, o presidente Kleber Veras, convidou o Comandante para sentar-se junto a Mesa Diretora.

Em sua fala, o Capitão-Tenente Henrique Pereira, afirmou “que há exatos 153 anos, marinheiros brasileiros foram instados ao árduo sacrifício do combate, uma vez que a soberania da Pátria encontrava-se ameaçada. Na ocasião, a Marinha Imperial, vocacionada a atuar em águas azuis de nosso imenso litoral, viu-se desafiada a desdobramento em bacia fluvial, de difícil navegação, para a qual os meios navais de maior porte se mostravam inadequados. Em tais circunstâncias, adquiriram grande protagonismo os atributos de valor e coragem dos combatentes dos dois lados em conflito, jovens heróis que, como Greenhalgh e Marcílio Dias, sacrificaram suas vidas naquele embate cruento. Virtudes de patriotismo, superação, comprometimento e abnegação tornaram-se os atores principais na batalha cuja vitória, fruto da competência e arrebatamento do Almirante Barroso, mostrou-se decisiva para os rumos que a guerra veio a tomar”. Concluiu Capitão-Tenente Henrique.