quarta-feira, 21 de novembro de 2018

COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) DO SENADO APROVOU PROJETO DE LEI QUE EXPANDE O MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA, ANUNCIOU O RELATOR DA MATÉRIA, SENADOR TASSO JEREISSATI

Resultado de imagem para ENERGIA ELETRICA

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (20), projeto de lei que expande o mercado livre de energia elétrica,
permitindo que pequenos consumidores possam fazer a portabilidade da conta de luz. O relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 232/2016, do senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), para alterar o modelo comercial de energia elétrica no país com a intenção de, progressivamente, permitir que até os pequenos consumidores possam optar por fazer parte do mercado livre, hoje restrito a grandes consumidores de energia. A ideia é que, a longo de nove anos e meio, ocorra com o setor elétrico o mesmo que aconteceu com o setor de telefonia.
 
No caso dos consumidores residenciais, por exemplo, a relação com as distribuidoras será mantida apenas para o uso dos fios da empresa de distribuição, e a liberdade para a compra se realiza quando o consumidor opta por comprar sua energia de um comercializador. Para isso, a proposta altera seis leis e uma medida provisória.
 
Tasso afirmou que o projeto não é importante somente pelo aumento da competitividade e pela diminuição do preço para o consumidor, mas porque adota instrumentos de mercado para a gestão do sistema elétrico.