segunda-feira, 26 de novembro de 2018

COORDENADORA DO POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EM MERUOCA DHARLA CAVALCANTE APRESENTOU NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

Resultado de imagem para dharla cavalcante da uab meruoca

Dharla Cavalcante -Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil

A Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil em Meruoca, Dharla Cavalcante, apresentou Nota de Esclarecimento sobre repasses financeiros de bolsas de ajuda de custo aos cursistas participantes do curso de corte e costura, que ainda não foi feito, e que tiveram questionamentos levantados pelos edis Thiago Marques e Márcia do Pimenta na sessão ordinária da Câmara de Meruoca.
Confira a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO!

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Meruoca, ocorrida na noite dessa quinta (22/11), os edis Thiago Marques Albuquerque e Márcia Pimenta levantaram alguns questionamentos em torno do repasse financeiro de bolsas de ajuda de custo às cursistas participantes do curso de Corte e Costura, bem como acerca do material utilizado e logística de funcionamento do curso. Tal curso é ofertado em Meruoca pela STDS, em parceria com a Associação Comunitária Caminhando com o Povo - Accp Anil e com o polo UAB Meruoca. 

Segue os esclarecimentos solicitados:

1 - O pagamento das bolsas-auxílio às cursistas é de inteira responsabilidade da STDS, órgão vinculado ao Governo do Estado do Ceará, cabendo à ACCP e ao polo UAB a tarefa de articular a logística necessária para efetivação do curso. De acordo com a STDS, o pagamento das bolsas não fora efetivado no início do curso em virtude do cumprimento do Decreto Estadual N° 32.674, de 22 de maio de 2018, que restringiu o repasse de recursos do Estado para órgãos e pessoas externas à administração pública durante o período eleitoral. Finalizado o período eleitoral (a saber, dia 28 de Outubro), a STDS iniciou os trâmites burocráticos para o pagamento das bolsas. De acordo com o órgão, tal pagamento deve ocorrer no decorrer do mês de Dezembro. 

2 - Sobre a alegação de falta de material, é importante ressaltar que o referido curso só está sendo ofertado graças ao esforço da ACCP e do polo, que devido demasiado esforço e persistência, conseguiram articular a vinda do curso para Meruoca, mesmo sem dispor de todo o maquinário e materiais necessários para a realização do mesmo. Diante desse cenário, realizou-se parceria com a Grigal Confecções, no intuito de se efetivar a parte prática do curso. Os demais materiais foram disponibilizados pela SOBEF, entidade responsável pela execução do curso. EM NENHUM MOMENTO, nem as cursistas nem o instrutor do curso questionou acerca da falta de material para a diretoria da ACCP ou para a coordenação da UAB, o que nos leva à estranhar a exposição pública das referidas entidades e pessoas por elas responsáveis. 

3 - Não recebemos, desde o início do curso até o presente momento, nenhum contato da vereadora Márcia Pimenta, ou de qualquer outro edil ou cidadão meruoquense solicitando informações acerca do andamento do curso, ao passo que nos levar a afirmar que as alegações da vereadora supracitada sobre a falta ou dificuldade de contato com a coordenação do polo ou diretoria da ACCP são infundadas.

4 - Cabe ressaltar que as cursistas participantes do curso, além da qualificação profissional, também receberam material didático, fardamento, lanche e direito à utilização do transporte escolar, de maneira GRATUITA, sem a necessidade de pagamento de nenhum tipo de taxa, matrícula ou mensalidade, nem mesmo para inscrição. Além disso, mesmo com o atraso em virtude da legislação pertinente, as cursistas receberão em breve o pagamento integral das bolsas, sendo este, mais um benefício garantido às cursistas selecionadas.

Reiteramos que tanto a ACCP como o Polo UAB estão a inteira disposição de qualquer cidadão meruoquense, e não apenas vereador(a), para tirar qualquer dúvida sobre este e demais cursos ofertados pelas entidades ao povo de Meruoca. 

Aproveitamos ainda a oportunidade para convidar os edis meruoquenses e a população de Meruoca em geral a visitar o polo e conhecer melhor o trabalho realizado pela equipe de professores e profissionais comprometidos com o desenvolvimento de Meruoca. Assim, não correrão o risco de serem vítimas de boatos e informações contraditórias.
Cumprindo o que nos cabe informar, agradecemos a compreensão de todos!
Meruoca, 23 de Novembro de 2018.
Dharla Cavalcante Tavares Pereira
Coordenadora - Polo UAB Meruoca