segunda-feira, 5 de novembro de 2018

GESTÃO DO PREFEITO IVO GOMES (PDT) OBTEVE A MAIOR NOTA NO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL (IEGM) DE 2018




A gestão do prefeito Ivo Gomes obteve a maior nota no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), de 2018, medido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) no ano passado.

O indicador mensura o grau de adesão da gestão local a determinados processos e controles em sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação. Em uma variação de zero a um, a média do Índice de Efetividade da Gestão Municipal dos 184 municípios cearenses foi de 0,54.
A avaliação do TCE é classificada nas faixas: A (altamente efetivo), B+ (muito efetivo), B (efetivo), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação). O levantamento evidenciou que apenas 12 municípios possuem gestão pública considerada efetiva (B). Nessa faixa, Sobral obteve a melhor pontuação: 70,72. A média de 0,54 dos 184 municípios enquadra-se nas faixa C+, ou seja, “em fase de adequação” ou C “baixo nível de adequação".
No TCE, o trabalho foi coordenado pela Gerência de Avaliação de Políticas Públicas, da Secretaria de Controle Externo. Os dados foram coletados a partir de informações declaradas pelos municípios no período de abril a maio.
O IEGM serve para orientar os gestores municipais a implantar os processos e controles no âmbito das sete dimensões avaliadas, ajudando a gestão a melhorar os resultados de suas políticas públicas.
O trabalho, que está em sua terceira edição anual consecutiva, é realizado nacionalmente com base em acordo de cooperação entre o IRB e diversos tribunais de contas do País.
Veja a nota de cada município AQUI