quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PREFEITURA DE SOBRAL VIA SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (30) FAZ ADESÃO AO DIA DA CAMPANHA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A AEDES AEGYPTI COM ABERTURA NO BECCO DO COTOVELO



A Prefeitura de Sobral, por meio do Comitê Municipal de Gestão Integrada de Enfrentamento as Arboviroses (dengue, chikungunya e zika) e da Secretaria da Saúde, faz adesão ao Dia D de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Com uma programação de atividades diversificadas nos diversos espaços públicos, o Dia D ocorrerá nessa sexta-feira (30/11), com abertura no Becco do Cotovelo, a partir das 8 horas.

“Convidamos toda a população sobralense para participar conosco e intensificar as atividades de prevenção aos criadouros do mosquito, tanto nos locais de trabalho como em suas casas, no sentido de ampliar e fortalecer as ações de mobilização” , disse Gerardo Cristino, secretário da Saúde.
As equipes de brigada contra o mosquito Aedes aegypti são formadas por representantes de todos os prédios públicos do município em suas diversas secretarias. Esses representantes, durante a formação, receberam informações sobre o mosquito transmissor das arboviroses, dados atualizados das doenças como dengue, zika e chikungunya em Sobral e o que fazer para vistoriar seu local de trabalho, bem como sua residência, funcionando como agentes sentinelas na prevenção dos focos.
Mais de 85% dos pacientes infectados no município em 2017 foram atendidos nos Centros de Saúde da Família (CSF's), evitando superlotação nos hospitais. De acordo com informações da Secretaria da Saúde, em 2017 e 2018 o município não registrou nenhuma morte por arboviroses.