quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU PROPOSTA QUE GARANTE O DIREITO DAS MULHERES A TEREM À RECONSTRUÇÃO DA MAMA SUBMETIDAS A TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Resultado de imagem para CANCER DE MAMA


A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (4) proposta que garante o direito à reconstrução da mama para mulheres submetidas a tratamento contra o câncer. O texto já havia sido aprovado pelos senadores e, dessa forma, segue para sanção presidencial.

A medida garantirá o direito aos procedimentos de tornar simétricas ambas as mamas e de reconstrução das aréolas mamárias em mulheres submetidas à cirurgia reparadora. O texto garante ainda que a cirurgia seja feita no mesmo tempo cirúrgico, quando houver condições técnicas. Nas situações em que a reconstrução não for viável, a lei estabelece que a cirurgia seja marcada imediatamente após alcançar as condições clínicas adequadas.

Atualmente, as mulheres com câncer de mama já têm direito à reconstrução pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de preferência imediatamente após a retirada total ou parcial da mama afetada. No entanto, a Lei 9.797/99, que trata do assunto, não estabelece a abrangência das duas mamas.