segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (CEM) CONQUISTOU O PRIMEIRO LUGAR NOS PAINÉIS “LEAN” DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ONCOLOGIA D’OR



O Centro de Especialidades Medicas (CEM) de Sobral, conquistou o primeiro lugar nos painéis Lean do VI Congresso Internacional de Oncologia D’Or. O Tempo Médio de Atendimento (TMA) do CEM, em apenas seis meses de implantação da metodologia Lean conseguiu reduzir de 95 dias para 23 dias o tempo de atendimento entre a realização do exame de biópsia, o resultado e a consulta de retorno para iniciar o tratamento.
“Com o apoio do prefeito Ivo Gomes, implantamos há um ano e seis meses a metodologia Lean de potencialização de resultados no CEM, estabelecemos metas de tempo e qualidade no atendimento. Hoje, o CEM está colhendo bons frutos e buscando melhorar cada vez mais”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.


Há 13 anos prestando serviço à população sobralense, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade, realiza mensalmente 6.017 atendimentos. A unidade conta com 15 especialidades médicas e mesmo sendo municipal é de referência regional.
Para conseguir ofertar mais de seis mil atendimentos por mês, foi implantado no CEM, em junho de 2017, a Metodologia Lean, que tem como objetivo melhorar os processos de trabalho e organizar os fluxos do serviço, diminuindo filas de espera e tempo de atendimento, resultando no aumento da satisfação dos usuários e na agilidade dos tratamentos.
Atualmente o CEM realiza mais de 780 exames mês, entre raios X (304), ultrassonografias (333) e mamografias (134). A unidade de saúde também realiza cirurgias ambulatoriais, onde a média mensal chega a 123.