quinta-feira, 4 de abril de 2019

CAMOCIM SEDIOU NESTA QUINTA-FEIRA (4) NO AUDITÓRIO DO NAEC, O VII ENCONTRO REGIONAL “CAMINHOS PARA O ENVELHECIMENTO CIDADÃO NO CEARÁ”

Fonte: www.camocim.ce.gov.br




Nessa quinta-feira, 04, no auditório do NAEC, contando com as presenças de diversas autoridades, com destaque para as presenças do Vice-prefeito, Chiquinho do Peixe, o Presidente da Câmara de Camocim César Veras e demais vereadores, da Chefe de Gabinete Elizabeth Gomes, da Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Francisca Joseane de Araújo, do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto, do Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Dr. Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, do representante do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Rubens Cesar Parente Nogueira, aconteceu o VII Encontro Regional “Caminhos para um Envelhecimento Cidadão no Ceará”, uma parceria do Ministério Público, OAB – CE, Tribunal de Contas do Estado e Prefeituras.
Este evento apresentou várias pautas intercaladas, todas tendo como foco a garantia dos direitos coletivos do idoso, fomentada, agora, de forma mais visível, na criação e implementação do Fundo Municipal para a Pessoa Idosa, supervisionado pelo Ministério Público, que se destina à captação e gestão de recursos voltados para os idosos.

Na sua fala, o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Dr. Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, disse que o objetivo estratégico do Fundo, objeto de formalização, não pode ser encarado como substitutivo das Políticas Públicas direcionadas ao idoso, e, que, no Município, tais ações seriam gerenciadas pelos órgãos competentes, com a expressa supervisão do MP.
Por fim, o representante do Tribunal de Contas, Dr. Rubens Cesar Parente Nogueira, falou a respeito de como o Fundo irá captar recursos, basicamente através de Projetos que devem ser preliminarmente avaliados tecnicamente para posterior aprovação – e execução.