segunda-feira, 20 de maio de 2019

COMEÇA A SER COMEMORADO OS 100 ANOS DO MAIS FAMOSO ECLIPSE SOLAR DA HISTÓRIA, A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (21/05) COM A SAÍDA DO ÔNIBUS LABORATÓRIO DE CAMOCIM, PERCORRENDO AS CIDADES VISITADAS PELOS CIENTISTAS DAQUELAS EXPEDIÇÕES NORTE-AMERICANA E BRITÂNICA



Em comemoração aos 100 anos do mais famoso eclipse solar da história, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, intensificam as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral a partir desta terça-feira (21/05).

O ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) visitará as cidades por onde os cientistas das expedições norte-americanas e britânica passaram. O ônibus sai de Camocim, dia 21, e encerra o trajeto em Sobral, dia 29.
Dia 22, a atração fica por conta da 30ª edição conta do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, apresentação que acontece no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga Concha Acústica), a partir das 19h. A Eurochestries se apresentará por diversos espaços e distritos da cidade. O acesso é gratuito.
De 28 a 30 de maio, o Centro de Convenções recebe o Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019). O encontro celebra o fenômeno observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe, na Costa da África, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Aos interessados, as inscrições permanecem abertas até o último dia de evento.
Nos três dias do encontro haverá palestras; painéis sobre Astronomia, Astrofísica, História do eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia; lançamentos de livros; entre outros.
No dia 29 de maio, será lançado o selo comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral e realizado uma transmissão simultânea em Sobral e na Ilha do Príncipe, a partir das 8h30. Às 14h, será realizada, no Theatro São João, a Global Opera in Science com transmissão simultânea de Sobral, Campos dos Goytacazes (RJ), Ilha do Príncipe e Noruega. Às 20h, será reinaugurado o Museu do Eclipse, com apresentação da Orquestra da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Pátio da Igreja do Patrocínio.