sábado, 11 de maio de 2019

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO USOU A TRIBUNA DA CÂMARA FEDERAL PARA DESTACAR A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, QUE SUBMETEU A QUALIDADE DO ENSINO EM SUAS ESCOLAS AO EXAME APLICADO PELO PISA

Resultado de imagem para deputado federal leonidas cristino


O deputado federal, Leônidas Cristino (PDT) esteve usando a tribuna da Câmara Federal, para proferir discurso, para destacar a Educação praticada em Sobral, que submeteu a qualidade do ensino em suas escolas ao exame aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Confira o discurso do deputado Leônidas.

"O município brasileiro que lidera o ranking de excelência entre as escolas no País, com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), topou o desafio de submeter a qualidade do ensino em sua escolas ao exame aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Falo de Sobral, no Ceará, que em 2017 foi avaliado com a metodologia Pisa for Schools, que mede o conhecimento e habilidades dos alunos de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências.

O resultado confirmou que Sobral continua avançando na direção certa e é um exemplo para o Brasil. As notas médias obtidas pelos 1.066 alunos de escolas do município atingiram níveis superiores à média do PISA nacional, aplicado em 2015, em Ciências e Leitura.

Estão de parabéns o prefeito Ivo Gomes, pela coragem em submeter o município a esse instrumento de avaliação externa, assim como pelo resultado, juntamente com toda a comunidade escolar. O PISA for School é uma ferramenta que auxilia a gestão a conhecer melhor os pontos fortes a serem mantidos e os pontos fracos a serem melhorados. Também são avaliados o ambiente disciplinar, relacionamento entre professor e aluno, autoeficácia e motivação dos estudantes para aprender.

Esse é um exame que confronta a qualidade da educação em Sobral com as melhores referências internacionais, um instrumento para aperfeiçoamento da política educacional do município. Como fruto, deixa um relatório individual de cada escola com o desempenho dos seus estudantes.
No momento em que o Ministério da Educação bloqueia investimentos em programas do ensino infantil ao médio; enquanto o governo federal promove o aniquilamento do ensino superior nacional com cortes orçamentários inconsequentes; no tempo em que uma estrutura inteira de governo desperdiça energia com discussões estéreis fundadas tão somente em caraminholas ideológicas; Sobral é uma luz. 

Muito me alegra e enche de esperança ver que o município do qual fui prefeito continua trabalhando com seriedade e avançando em direção a um futuro melhor para suas crianças e influi na qualidade da educação do nosso Ceará."
Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT-CE)