domingo, 1 de setembro de 2019

RESOLUÇÃO DO CNPE (CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA ENERGÉTICA) PUBLICADA, ONTEM, PÔS FIM À POLÍTICA DE SUBSÍDIO NA VENDA DO GÁS DE COZINHA QUE VINHA SENDO PRATICADA PELA PETROBRAS

Resultado de imagem para GAS DE COZINHA

Uma resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) publicada, ontem, pôs fim à política de subsídio na venda do gás de cozinha que vinha sendo praticada pela Petrobras. A medida se tornará permanente a partir de março de 2020. O CNPE é um colegiado formado por ministros e presidido pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Com o fim da vantagem competitiva da estatal, o Governo considera que concorrentes vão se mobilizar para importar o GLP (combustível do gás de cozinha), a exemplo do que fez a Copagas, que passou a importar diretamente da Bolívia para atender o Mato Grosso.


Com a nova resolução, o Governo pretende manobrar 37% da composição do preço, incluindo tributos e margens de lucro na cadeia de produção e distribuição. Isso deve levar a uma redução de preço para o consumidor, na avaliação do Governo.