domingo, 22 de setembro de 2019

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL OFERECE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER



A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) atende pacientes de 55 municípios da região noroeste do estado do Ceará, entre eles, pessoas diagnosticadas com câncer.

O Hospital é o único do interior cearense credenciado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). 


Atualmente a Santa Casa oferece assistência especializada, humanizada e integral aos pacientes com câncer, dispondo de equipamentos com tecnologia avançada e uma equipe composta por profissionais especialistas. Além disso, todo o atendimento, desde o diagnóstico ao tratamento, é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Os pacientes em tratamento com radioterapia encontram na Santa Casa agilidade e qualidade no atendimento. Em 2018, foi instalado no setor de Oncologia, o Acelerador Linear de Partículas (LINAC), o qual gera uma forma de radiação por meio de corrente elétrica, e o direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação promove a destruição do tecido doente, sem que haja danos aos tecidos saudáveis. A sala utilizada é composta por paredes e portas blindadas, cujo objetivo é manter a segurança do paciente e dos técnicos que ali trabalham.

O equipamento tem capacidade para atender mais de 50 pacientes por dia e o tratamento de radiação dura cerca de 5 minutos. Em média, o paciente espera menos de sete dias para receber esse atendimento. O Acelerador Linear de Partículas foi doado pelo Ministério da Saúde por meio do programa “Expansão da Radioterapia no Brasil”.

Além disso, o setor de Oncologia da Santa Casa também conta com o tratamento de quimioterapia, indicado antes ou após a cirurgia; o serviço de anatomia patológica, estudo feito por meio de exames macro e microscópicos de biópsias ou peças cirúrgicas; a análise imunoistoquímica, exame que encaminha o paciente para o diagnóstico e definição de tratamento; além do serviço de cirurgia e o tratamento paliativo, o qual a Santa Casa presta do forma humanizada aos pacientes internados no Hospital.