segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ FIGUEIREDO EM ENTREVISTA AO JORNAL O ESTADO DO CEARÁ FALOU SOBRE A PRESIDÊNCIA DO PDT QUE FOI ENTREGUE A CID GOMES E A RELAÇÃO DE SEU PARTIDO COM O PT



Presidente licenciado do PDT do Ceará André Figueiredo


O deputado André Figueiredo, líder da bancada do PDT na Câmara Federal, atua em posição privilegiada nas articulações políticas do partido no Ceará, atuando lado a lado do ex-governador Cid Gomes nas discussões que antecedem as eleições municipais deste ano. Em conversa com O Estado, ele falou sobre essas movimentações.

Perguntado o que mudaria no partido com a chegada de Cid Gomes presidente, ele respondeu Nada, não muda nada. Primeiro que eu não deixei a presidência, eu tirei uma licença de quatro meses, então o senador Cid Gomes, ao se licenciar do Senado, pela experiência que ele tem como governador do Estado durante 8 anos, conhece os 184 municípios, tem compreensão de todas as desavenças políticas em cada um dos municípios e tendo a semana toda de tempo, vai poder atuar melhor. Até porque é até março o prazo limite para as pessoas que vão disputar as eleições de outubro [para registrar no TSE], então você vai ter cada vez mais uma sobrecarga de atendimentos e eu, em Brasília, não teria condição de fazer”. 

Sobre a relação do PDT como o PT, André Figueiredo comentou: “A relação com o PT não é uma relação ruim de forma alguma, o governador Camilo Santana é do PT. E a nível nacional temos um excelente relacionamento, tanto na Câmara como no Senado. Eu particularmente tenho um excelente diálogo com o deputado Guimarães, que, digamos assim, é a pessoa de maior visibilidade a nível nacional da bancada do PT do Ceará. Mas nós temos também uma diferença grande, PDT é um partido e PT é outro, temos um projeto nacional e o PT tem outro. Somos bem diferentes, temos um para candidato à Presidência, que é o Ciro, e o PT tem outro. Então, mesmo com a compreensão de que é preciso estarmos juntos em vários momentos, até para se contrapor a todo tipo de retrocesso, nós temos essa compreensão de que isso não significa que estejamos abraçados em todos os momentos. Temos divergências eleitorais, mas precisamos não ver isso como elemento impeditivo para dialogar. Temos um excelente relacionamento e acreditamos que o PT vai lançar candidatura em Fortaleza, uma cidade que é a principal cidade do PDT, mas isso faz parte do jogo, o PT tem esse direito. Esperamos que no segundo turno quem vem a passar possa apoiar o outro”.