quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

HOSPITAL REGIONAL NORTE EM SOBRAL REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESTOMIAS, FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS, ALÉM DE FÍSTULAS E INCONTINÊNCIA ANAL E URINÁRIA


Especialidade importante em uma instituição hospitalar, a estomaterapia é um ramo da enfermagem que atende pessoas em três grandes áreas: estomias, feridas agudas e crônicas, além de fístulas e incontinência anal e urinária. O ambulatório de enfermagem em estomaterapia do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é referência na região. O serviço existe há seis anos e atende pacientes de todas as idades, incluindo bebês, gestantes e idosos.

O ambulatório é um espaço para acolhimento das pessoas após a alta hospitalar para verificação no caso de pacientes com feridas se a evolução dessa cicatrização está sendo favorável.
No HRN, o atendimento especializado na área da estomaterapia, dar-se por meio de interconsultas, ambulatório especializado para egressos, além de ações de educação em saúde e educação em serviço. O trabalho é desenvolvido com o suporte do GT multidisciplinar de prevenção de lesão por pressão e demais profissionais da instituição. No setor são realizadas atividades na internação de educação do paciente, acompanhantes, profissionais no hospital quanto com as interconsultas com um parecer especializado na área. Além disso, encaminham os pacientes que são acompanhados pela estomaterapia ou pela instituição de uma forma geral para vincular ao ambulatório.

A maior parte dos pacientes do ambulatório de estomaterapia são pessoas que têm diabetes e complicações com relação às feridas relacionadas ao pé diabético.

Serviço

O ambulatório de enfermagem em estomaterapia do HRN conta com uma equipe de duas enfermeiras para atendimento de egressos do hospital. O serviço funciona no ambulatório, nos dias de terça e sexta-feira, com início do atendimento às 8h. É necessário o agendamento prévio da consulta pelo telefone (88) 3677-9310.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HRN