sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO HOSPITAL REGIONAL NORTE (HRN) EM SOBRAL DO GOVERNO DO CEARÁ ALCANÇOU 115 BOLSAS DE SANGUE COM A REALIZAÇÃO DE 136 ENTREVISTAS



A Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) alcançou 115 bolsas de sangue, com a realização de 136 entrevistas. A mobilização ocorreu na quarta-feira, 19, no ambulatório do HRN, e superou a expectativa de arrecadar 100 bolsas de sangue. Promover um Carnaval Solidário e reforçar os estoques de sangue para o período foi o principal objetivo da Campanha. “Essa Campanha busca promover um carnaval solidário para que possamos captar doadores e aumentar os estoques de sangue”, explica a coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara Pinto. A iniciativa do HRN já acontece há quase sete anos em três meses do ano (fevereiro, junho e novembro) entre os colaboradores e visitantes.

Seja um doador de sangue

Uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, pois o sangue é .dividido em diferentes componentes: Concentrado de hemácias (CHM), Concentrado de plaquetas (CP), Plasma fresco congelado(PFC) e Crioprecipitado (CRIO). Para doar sangue, é necessário estar saudável, apresentar documento oficial de identidade com foto, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 4h antes da doação), ter entre 16 e 69 anos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).O intervalo de doação para homens é de dois meses (máximo de quatro doações em um ano) e para mulheres é de três meses (máximo de três doações no período de um ano). Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.