quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO EM DISCURSO NA CÂMARA FEDERAL DEFENDEU SUA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONA (PEC) QUE PROIBE A VENDA DESTAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Leônidas Cristino, terno


O deputado federal, Leônidas Cristino (PDT) esteve discursando na Câmara Federal, quando tratou de privatizações que o governo de Jair Bolsonaro pretende fazer, usando Decretos. Leônidas na oportunidade, defendeu sua proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC), proibindo a venda destas instituições públicas federais.

Confira o discurso do deputado Leônidas Cristino.

 “O Governo Federal pretende autorizar a venda de estatais e subsidiárias por Decreto”. O discurso de hoje, na Câmara Federal, defendendo a nossa Proposta de Emenda Constitucional (PEC 150/2019) que veda essa possibilidade.
As atitudes e condutas diárias do atual governo sintetizam práticas de uma concepção em que se sobressaem a repulsa pela democracia e o desprezo às instituições, determinados pelos mesmos métodos autoritários.
Para seus propósitos e percepção de poder, o governo enxerga no Congresso Nacional uma barreira insuportável às suas iniciativas; no Supremo Tribunal Federal um entrave burocrático inconveniente; na imprensa um obstáculo intolerável à sua sede autocrática; na Constituição Federal um empecilho formal inaceitável para implantação dos seus projetos.
Nessa direção, o chamado “fast track” (“caminho rápido”) para privatizações é apenas mais uma iniciativa que se coaduna com essa metodologia: Afastar do Poder legislativo o legítimo e constitucional dever de debater e decidir sobre a formação e a venda do patrimônio público.
O governo pretende afastar a participação do Congresso do processo de autorização para venda de estatais. Quer resolver tudo por decreto.
Todos os ativos públicos têm que ser vendidos e rapidamente, sem debates, sem a participação da sociedade.
Essa estratégia do governo, se confirmada, configura-se um desrespeito flagrante ao Congresso Nacional e à legislação brasileira. Esta Casa não pode aceitar tamanha afronta como um fato natural. Temos que reagir!
Foi com essa preocupação que apresentei em 2019 uma Proposta de Emenda à constituição (PEC nº 150/2019), para a qual reitero o apoio de todos os colegas parlamentares.
Com a alteração que propusemos torna-se obrigatória a prévia aprovação de lei específica autorizativa para que empresa estatal possa criar, e consequentemente vender, subsidiárias e participar de empresa privada.
Estejamos atentos. Esta Casa não pode ser caudatária de um projeto antipaís, excludente, refém de ideologias autoritárias e políticas econômicas superadas cujos exemplos históricos demonstraram ser deletérias aos interesses nacionais.

Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT - CE)