terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

HOSPITAL REGIONAL NORTE (HRN) PROMOVE A CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE “CARNAVAL SOLIDÁRIO” NESTA QUARTA-FEIRA (19)


Uma das maiores festas do ano, o Carnaval acende o alerta para o maior risco de acidentes nas estradas. Pensando nisso, o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) promove a Campanha de doação de sangue “Carnaval Solidário”. A mobilização ocorrerá na quarta-feira, 19, no ambulatório do HRN, das 8 às 18 horas. A expectativa é alcançar 100 bolsas de sangue. É necessário trazer documento oficial com foto para a doação.
Solidariedade e desejo de salvar vidas impulsionam as Campanhas de Doação de Sangue do HRN. Além de colaboradores do hospital, toda a população de Sobral também é convidada a participar da campanha. Há sete anos, a ação social ocorre no HRN com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue e salvar vidas. 
A Campanha ocorre em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que este ano traz o tema “Antes de cair na folia, bote a solidariedade em dia” para incentivar a doação de sangue no período que antecede o carnaval. A mobilização é realizada no hospital três vezes ao ano (fevereiro, junho e novembro). “Nós entendemos que as campanhas de doação de sangue refletem nosso compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN.

Para doar sangue, é necessário estar saudável, apresentar documento oficial de identidade com foto, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 4h antes da doação), ter entre 16 e 69 anos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).