sexta-feira, 20 de março de 2020

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS (CNM) ENTREGOU À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), À CÂMARA DOS DEPUTADOS E AO SENADO FEDERAL UM OFÍCIO COM 17 REIVINDICAÇÕES PARA VIABILIZAR AÇÕES EMERGENCIAIS DE ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).


Fonte: AgenciadoRádio.com.br

Foto: Arquivo/EBC

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entregou à presidência da República, ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal um ofício com 17 reivindicações para viabilizar ações emergenciais de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

No documento, a entidade avalia que a pandemia impõe uma ampliação de gastos dos municípios com a prevenção da doença, ao mesmo tempo em que a arrecadação dos governos locais é reduzida por conta da queda da atividade econômica.

Entre os pedidos feitos pela CNM aos órgãos está a liberação de incremento financeiro emergencial à atenção primária de saúde. Nesse caso, a reivindicação trata-se da distribuição entre os municípios, pelo critério populacional, de 50% dos recursos destinados pela MP 924/2020 ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) e de 50% dos recursos do DPVAT destinados ao SUS.