segunda-feira, 16 de março de 2020

COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE, SECRETARIA DA SAÚDE E OUTROS ÓRGÃOS APRESENTARAM NOTA INFORMATIVA EM CONJUNTO DE COMO O CIDADÃO DEVE PROCEDER PARA EVITAR O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Nenhuma descrição de foto disponível.


“O novo coronavírus (Covid-19) causa infecções respiratórias em seres humanos e animais. Há casos registrados em vários países e em especial no Brasil existem 1.422 casos suspeitos que estão em investigação, sendo 98 casos confirmados, nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte. No Estado do Ceará ainda não temos nenhum caso confirmado, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará publicado em 13 de março de 2020.
Conforme protocolos assistenciais do Ministério da Saúde existem orientações de como proceder em casos específicos e as medidas preventivas a serem tomadas no âmbito da assistência individual e coletiva. Dessa forma, a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para COVID-19. Assim, recomenda-se:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocas nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
Os serviços de vigilância em saúde estão atentos diuturnamente para atender aos possíveis casos suspeitos e prontos para tomar as medidas necessárias, conforme definições de caso operacionais para COVID-19.
Solicitamos gentilmente a população que não propague notícias não oficiais (fake news) e que busque informações nos sites governamentais.
Camocim, 14 de março de 2020".

Coordenadoria Regional de Saúde de Camocim
Secretaria Municipal da Saúde de Camocim
Hospital Deputado Murilo Aguiar
Unidade de Pronto Atendimento Francisco Cláudio Gomes