quarta-feira, 18 de março de 2020

PROJETO DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) CONSEGUIU DIMINUIR EM 86% A QUANTIDADE DE MOSQUITOS AEDES AEGYTPI NOS LOCAIS ONDE FOI APLICADO, USANDO UM ALIADO IMPROVÁVEL: O PRÓPRIO MOSQUITO

Resultado de imagem para mosquito da dengue


Um projeto de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu diminuir em 86% a quantidade de mosquitos Aedes aegytpi nos locais onde foi aplicado, usando um aliado improvável: o próprio mosquito. 

Os pesquisadores definiram uma área de 1,5 mil casas e colocaram armadilhas com água parada em 10% delas. Mas os potinhos com água, que para o mosquito podem parecer um ótimo criadouro, na verdade, escondiam larvicida na borda. O professor da UnB, Rodrigo Gonçalves, que chefiou a pesquisa no DF, explica que o veneno não mata os insetos adultos, mas basta que uma pequena quantidade caia na água para que larvas não se desenvolvam. 

“O mosquito vem para um pote com água que tem um pano preto contendo o pó, que é o PPF [larvicida] e ele se contamina depois voa para outros criadores e deposita a substância nesses outros criadouros inibindo o desenvolvimento das larvas.”