terça-feira, 17 de março de 2020

SANTA CASA DE SOBRAL TREINA PROFISSIONAIS PARA POSSÍVEIS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DO NOVO CORONAVÍRUS


Com objetivo de treinar seus profissionais para correta condução da assistência a possíveis casos suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus (COVID-19), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizou na semana do dia 09 a 13 de março, uma série de capacitações sobre a definição da doença, formas de tratamento e prevenção, bem como divulgação de seu fluxo de atendimento em relação às portas de entrada do Hospital (Maternidade, Emergência e Hospital Dom Walfrido).
Na segunda-feira (09/03), médicos, médicos residentes de Clínica Médica e enfermeiros da Emergência, Maternidade e Hospital Dom Walfrido participaram de uma palestra com o médico infectologista do Hospital Regional Norte (HRN), Michel Abdala, que abordou esclarecimentos sobre o Coronavírus como seu surgimento, sintomas e fatores associados à disseminação.
Entre a terça-feira (10/03) e a sexta-feira (13/03), as enfermeiras Siomara Rodrigues e Elaine Bezerra, coordenadoras do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) respectivamente, receberam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes de Clínica Médica e equipe multiprofissional para explanar o histórico conhecido até o momento do vírus, e capacitar os mesmos para uma condução adequada caso cheguem pacientes com possíveis casos suspeitos ou confirmados da doença.
Serviços:
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

·         Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
·         Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
·         Evitar contato próximo com pessoas doentes;
·         Ficar em casa quando estiver doente;
·         Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
·         Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria de comunicação da SCMS