segunda-feira, 9 de março de 2020

SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DE SOBRAL ATENDE MAIS DE 30 PACIENTES EM DOMICÍLIO ATRAVÉS DO PROGRAMA “MELHOR EM CASA”

Fonte: www.sobral.ce.gov.br

A imagem pode conter: 1 pessoa

O sistema público de saúde de Sobral atende, hoje, mais de 30 pacientes em domicílio. A ação faz parte do Programa Melhor em Casa, implantado no município em 2013. O serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades de sair de casa para chegar ao Centro de Saúde da Família, além de pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

Entre os serviços prestados estão: troca de sondas, tratamento de ferimentos, coleta de materiais para exames, prescrição de dietas, avaliação nutricional e dispensação de dieta enteral, assistência psicossocial, fisioterapia motora, respiratória e estimulação precoce, entrega de materiais médico-hospitalares e manutenção dos aparelhos de ventilação mecânica.

É realizado também o acompanhamento dos pacientes em consultas e exames especializados, com transporte adequado durante todo o translado, seja na sede (Sobral) ou na capital (Fortaleza). O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formadas, prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e assistente social, podendo o paciente ainda ser acompanhado por nutricionista, pediatra e psicólogo.