sexta-feira, 17 de abril de 2020

PESQUISADORES DESCOBREM REMÉDIO COM 94% DE EFICÁCIA CONTRA CORONAVÍRUS


CCT fará audiência com o ministro Marcos Pontes — Senado Notícias



O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, anunciou que pesquisadores brasileiros descobriram um remédio que teve 94% de eficácia no combate a células infectadas pelo novo coronavírus. O medicamento foi aprovado após os testes in vitro e, agora, será testado em pacientes que estão hospitalizados por Covid-19. 

Marcos Pontes não quis revelar o nome do fármaco. Segundo ele, a medida é para evitar que população corra às farmácias antes de os testes clínicos em pacientes com coronavírus serem concluídos. A previsão do ministro é de que os resultados estejam disponíveis em um mês.

O processo até chegar ao medicamento foi conduzido por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que testou cerca de dois mil medicamentos e, destes, encontrou seis aptos a teste em células infectadas pelo coronavírus. Um deles, que não teve o nome revelado, reduziu em 94% a carga viral nas células. 

Segundo Marcos Pontes, o remédio é barato, tem pouquíssimos efeitos colaterais, é bem tolerado e poderia ser usado em pessoas de várias idades, caso os resultados sejam positivos. 

Fonte: Agencia do Rádio