sexta-feira, 22 de maio de 2020

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ APROVOU DURANTE A SESSÃO DELIBERATIVA EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL NA QUINTA-FEIRA (21/05) PROJETO DE RESOLUÇÃO CRIANDO O SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTO (SDR) NO REGIMENTO INTERNO DA CASA

AL aprova inclusão de Sistema de Deliberação Remoto no Regimento Interno


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, durante a sessão deliberativa extraordinária do Sistema de Deliberação Remoto (SDR), nesta quinta-feira (21/05), seis projetos de lei, sendo dois de autoria do Poder Executivo e quatro de parlamentares, além de um projeto de resolução da Mesa Diretora.

O projeto de resolução nº 04/20, da Mesa Diretora, modifica o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a fim de incluir em seu texto o Sistema de Deliberação Remoto (SDR). Com a aprovação, ficam inclusas, no Regimento da Casa, a modalidade virtual de debates, votações remotas em plenário e comissões temáticas, inclusive para pautas com previsão de voto secreto.

O SDR deverá ser utilizado exclusivamente em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública decretada, pandemia, emergência epidemiológica, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial dos deputados no edifício da Assembleia Legislativa do Estado ou em outro local físico.

Um ato normativo da Mesa Diretora já havia sido publicado com a finalidade de regulamentar o SDR. Agora, com o projeto de resolução, o sistema fica incorporado ao texto do Regimento Interno por decisão do Plenário.