quarta-feira, 20 de maio de 2020

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PÚBLICA PODEM RECEBER ATENDIMENTO GRATUITO PARA TRANSTORNOS MENTAIS POR CONTA DA PANDEMIA


Fonte: Agência do Rádio
Foto: Agência Brasil

A partir de agora, os profissionais de saúde da rede pública que estão no enfrentamento da Covid-19, poderão contar com suporte psicológico. Isso quer dizer que aqueles trabalhadores da saúde que estão sentindo estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade podem utilizar o canal telefônico em que serão realizadas teleconsultas psicológicas e psiquiátricas. Esse serviço conta com um investimento de R$2,3 milhões de reais do Ministério da Saúde.

As teleconsultas serão feitas por profissionais de psicologia e, se necessário, de psiquiatria. Além disso, no primeiro contato, a equipe do projeto vai fazer uma avaliação do caso para definir a melhor abordagem e tratamento para o profissional de saúde. Tudo isso será feito por meio de uma plataforma virtual.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa ação vai fornecer material para o maior projeto de pesquisa desta natureza já realizado no Brasil e um dos maiores do mundo. A central telefônica para primeiro contato funcionará de 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Os profissionais de saúde do SUS já podem ligar para 0800 644 6543.