terça-feira, 26 de maio de 2020

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL COMPLETOU NO ÚLTIMO DIA 24 DE MAIO 95 ANOS DE HISTÓRIA, CUIDADO E AMOR

Fonte: Assessoria de Comunicação da SCMS

Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebra 94 anos de portas ...

                     Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sobral


“A convivência quase diária com os doentes, que por dever do meu ministério sacerdotal devia visitar e socorrer, fez-me conhecer de perto a extrema penúria e o doloroso desconforto desses pobrezinhos quando a enfermidade lhes batia à porta. E pensava muitas vezes  que Sobral já exigia um hospital ”, escreveu Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, na introdução do relatório de construção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Idealizada e inaugurada pelo primeiro bispo da diocese de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) abriu suas portas na manhã do dia 24 de maio de 1925. “Enorme multidão aguardava a chegada do bispo da cidade, e do Senador João Thomé de Saboya, que desatou os laços de fitas verde e amarela, que ligavam o portão de ferro da entrada, penetrando logo após o edifício, ornado a capricho pelas beneméritas Filhas de Sant’Ana”, enfatizava o nobre jornal Correio da Semana em 27 de maio daquele ano. 95 anos depois, a obra da misericórdia continua sendo referência para a cidade e toda região norte do estado do Ceará, prestando assistência em saúde a estimadas 1,8 milhão de pessoas.

De acordo com o atual bispo de Sobral e provedor do Complexo SCMS, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi com júbilo e alegria que se deu a inauguração do hospital: “Há 95 anos, no dia dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora, se realizava o sonho de Dom José em acolher os enfermos, em prestar um serviço social a uma população tão carente daquela época. Como visionário que era, construiu uma edificação magnífica, numa rua que mais tarde receberia o seu nome; construiu a Santa Casa em uma extremidade e na outra extremidade o Seminário Diocesano, onde hoje funciona a UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Há cinco anos estava chegando à Diocese de Sobral e rendi graças pelos 90 anos da Santa Casa, cinco anos já se passaram, e a importância e o legado da instituição para Sobral e região solidifica-se cada vez mais”, enfatiza.