Com o crescente isolamento social, as compras feitas pela
internet aumentaram. Por isso, os Correios orientam clientes e consumidores que
aguardam encomendas em casa para observarem a origem de mensagens e alertas
eletrônicos relativos às compras. Isso porque circulam pela internet mensagens
que podem ocultar intenções criminosas de fraudes on-line.
Segundo os Correios, muitas empresas se passam por
confiáveis para atrair clientes, mas usam técnicas para “fisgar” dados
pessoais, causando inúmeros prejuízos às vítimas.
Para não cair em golpe, os Correios afirmam que não
enviam mensagens eletrônicas sem a prévia autorização dos clientes e não dão
permissão para que terceiros façam isso em nome da agência. A empresa reitera
que os usuários dos serviços estejam atentos e não cliquem em links e nem abram
arquivos ou mensagens suspeitas.
Segundo os Correios, a forma mais segura para entrar em
contato com a empresa é pelos canais oficiais. A Central de Atendimento dos
Correios (CAC), quando acionada por meio das redes sociais, solicita apenas
informações sobre objetos postais ou algum outro dado específico do cliente, em
conversa privada.
Durante o atendimento, a Central envia o link de acesso a
página do Fale Conosco dos Correios e orienta os clientes a registrarem a
manifestação na plataforma.
Os perfis nas redes sociais estão todos verificados, que
é quando aparece um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página.
Em
caso de dúvida, o cliente também pode ligar para os telefones 3003-0100, para
quem mora nas capitais e regiões metropolitanas, e 0800 725 7282 para as demais
localidades), ou ainda pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.