O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da
Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo
Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) conta com o Plantão de
Acolhimento Familiar para repassar informações sobre pacientes internados na
unidade. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 8h ao meio dia e das
13h às 17h. Já nos fins de semana, o atendimento às famílias é das 7h ao meio
dia e das 13h às 19h. O telefone para contato é (88) 3677-9300.
Segundo a coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara
Pinto, o Plantão permite dar continuidade ao trabalho de acolhimento às
famílias, a partir do repasse de informações sobre o quadro dos pacientes e do
esclarecimento de dúvidas. Além do profissional responsável pelo contato com os
familiares em cada turno, há um assistente social de referência que poderá
viabilizar informações do boletim médico.
Como forma de segurança, é necessário que, ao ligar, o
parente identifique-se e forneça os dados pessoais dele e do paciente
internado. O Plantão de Acolhimento Familiar também realiza busca ativa nos
prontuários eletrônicos para identificar pessoas que não tiveram contato com a
família nas últimas 24h.