domingo, 28 de junho de 2020

MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) TRANSMITIRAM RECADOS A LÍDERA CÂMARA DOS DEPUTADOS: “SE NÃO VOTAR O ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES SÃO GRANDES AS CHANCES DE A CORTE ALTERAR AS DATAS DO PLEITO”.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br/politica/2020

STF Reunião Virtual

                      Reprodução de imagem: STF


Em encontros e conversas reservadas nos últimos dias, ministros do Supremo Tribunal Federal transmitiram recados a líderes e presidentes dos partidos do centrão de que, se a Câmara dos Deputados não votar o adiamento das eleições, são grandes as chances de a corte alterar as datas do pleito.

Segundo um ministro do Supremo ouvido pela CNN, em meio ao elevado número de casos da doença no país, há receio de que uma ação pedindo a alteração no calendário seja apresentada às vésperas da eleição, transferindo para o Supremo a responsabilidade sobre o caso. Isso forçaria a corte a tomar uma medida diante da omissão do parlamento.

Os ministros querem evitar que o debate sobre “ativismo judicial” seja levantado em meio às eleições. A avaliação foi transmitida nos últimos dias por integrantes do Supremo aos partidos de centro, que vinham se opondo à mudança de datas e ameaçavam impedir que a alteração aprovada pelo Senado prosperasse na Câmara.