segunda-feira, 15 de junho de 2020

PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) LUÍS ROBERTO BARROSO DEVERÁ NESTA TERÇA-FEIRA (16) TRATAR DE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES 2020 COM PRESIDENTES DA CÂMARA, SENADO E ESPECIALISTAS NA ÁREA DA SAÚDE

Eleições 2020: Juristas são contra a unificação das eleições em ...


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso deverá nesta terça-feira (16), tratar de adiamento das eleições 2020, com presidentes da câmara, senado e especialistas na área da saúde.

Por outro lado, organizações da sociedade civil lançam nesta segunda-feira, 15, a campanha "Eleições Seguras - Democracia é atividade essencial". O objetivo é pedir que a votação para eleger prefeitos e vereadores ocorra ainda este ano, de modo a evitar que os mandatos atuais sejam prorrogados.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse ter consultado especialistas na área de saúde sobre o possível adiamento das eleições em razão da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Barroso, infectologistas e epidemiologistas consideram que adiar as eleições para o ano que vem não faria muita diferença do ponto de vista sanitário. O ministro sugere que a votação seja feita em uma janela que vai do dia 15 de novembro até 20 de dezembro, para dar posse aos eleitos em 1º de janeiro de 2021.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) afirma que a pandemia inviabiliza as eleições em 2020 por razões jurídicas, econômicas e sanitárias.

A mudança na data das eleições precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, já que a data da votação - primeiro domingo de outubro - está previsto na Constituição, e a mudança pode ocorrer com uma Proposta de Emenda Constitucional, que deverá votado pelo Congresso Nacional.