sexta-feira, 17 de julho de 2020

DE ACORDO COM DADOS DO IBGE 98% DAS CRIANÇAS CEARENSES DE SEIS A 14 ANOS DE IDADE ESTÃO CURSANDO O ENSINO FUNDAMENTAL (EF) E SOBRAL, MERUOCA, COREAÚ E FRECHEIRINHA NA ZONA NORTE SÃO DESTAQUES




No Ceará, um grupo de integrantes do Banco Mundial apresentou ao governo estadual um relatório sobre a experiência do estado na educação básica. De acordo com os representantes da instituição financeira, a educação cearense teve sucesso por estar sustentada em quatro pilares: incentivo para os municípios atingirem bons resultados, assistência técnica à rede de ensino fundamental, autonomia das gestões municipais para implementar suas políticas de educação e, por fim, sistema robusto e confiável de avaliação.
O relatório foi apresentado à vice-governadora Izolda Cela, que explicou as reformas implantadas no Ceará na área da educação.

De acordo com dados do IBGE, 98% das crianças cearenses de seis a 14 anos de idade estão cursando o Ensino Fundamental (EF). É o melhor resultado do Nordeste e quinto melhor do Brasil. Outro destaque é o programa Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa, que promove o acompanhamento das escolas municipais, a formação de professores e a utilização de material didático, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O programa está presente em todos os 184 municípios do estado e é executado pelo governo estadual, ainda que ele não seja responsável pela oferta de matrículas nas redes municipais.