quinta-feira, 2 de julho de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ (MPCE) JÁ INSTAUROU DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, 423 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA INVESTIGAR O DINHEIRO PÚBLICO INVESTIDO NA PREVENÇÃO E NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Fonte: jornal o Estado do Ceará




O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já instaurou, desde o início do período da pandemia, 423 procedimentos administrativos para investigar o dinheiro público investido na prevenção e no combate ao novo coronavírus. Os dados são compilados e divulgados semanalmente pelo Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP) do órgão.


As investigações – que podem ser procedimentos administrativos, inquéritos civis ou notícias de fato – estão em andamento em 161 municípios cearenses. Além disso, durante o mesmo período o Ministério Público estadual também emitiu 602 recomendações em 145 municípios.



De acordo com o promotor de justiça e coordenador do CAODPP, Élder Ximenes, estão sendo abertos dezenas de procedimentos sobre os pagamentos irregulares de auxílios emergenciais a servidores, tanto cobrando a apuração por parte dos gestores como investigando a possível ocorrência de improbidade por parte dos servidores que tenham mentido sobre suas próprias condições.