domingo, 30 de agosto de 2020

GOVERNO FEDERAL AVALIA PRORROGAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL NÃO APENAS ATÉ DEZEMBRO, MAS TAMBÉM NOS PRIMEIROS MESES DE 2021

Atenção! Inscrição no auxílio emergencial será verificada todos os meses »  FDR - Terra


Diante do impasse em torno da elaboração do novo programa social do governo, batizado de Renda Brasil, o Palácio do Planalto avalia prorrogar o auxílio emergencial não apenas até dezembro, mas também nos primeiros meses de 2021.

Técnicos do Ministério da Economia alertam, no entanto, que o governo não tem recursos para fazer esses pagamentos. Travas fiscais, que inviabilizariam essa ideia, também impedem a criação do Renda Brasil sem a extinção de outros programas, como deseja o presidente Jair Bolsonaro.

Conforme mostrou a Folha de S.Paulo, o veto do presidente fez Guedes avaliar o lançamento de um “Renda Brasil sustentável”, com valores próximos aos do Bolsa Família. Os pagamentos só seriam ampliados no futuro se o governo e o Congresso reavaliassem outros programas.


A ideia, ainda em gestação, não agradou ao presidente. A interlocutores, Bolsonaro avaliou que um valor abaixo de R$ 300, mesmo que cresça de forma escalonada ao longo do tempo, geraria forte impacto negativo sobre sua base de apoiadores.