quarta-feira, 30 de setembro de 2020

DADOS DO TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL) APONTAM QUE METADE DAS CHAPAS QUE VÃO DISPUTAR AS PREFEITURAS DAS 5.570 CIDADES DO PAÍS É FORMADA APENAS POR BRANCOS COMO CANDIDATOS A PREFEITO E A VICE-PREFEITO

 


Mesmo diante de uma inédita maioria de candidatos negros registrada na eleição deste ano, o caminho para um maior protagonismo dos candidatos pretos e pardos no Brasil ainda parece distante.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que metade das chapas que vão disputar as prefeituras das 5.570 cidades do país é formada apenas por brancos como candidatos a prefeito e a vice-prefeito. Das 18,9 mil chapas registradas até esta segunda-feira (28), 8.943 tinham apenas brancos.

Na sequência, as chapas mais comuns são formadas por pardos como candidato a prefeito e a vice (19% do total), seguidas pelas formadas por brancos na cabeça de chapa e pardos como vice, que representam 12% das candidaturas.

As duplas para a disputa da prefeitura com candidatos pretos são mais raras. Ao todo, 800 chapas (4,3% do total) são lideradas por um candidato preto, sendo que apenas 160 (0,8%) são formadas exclusivamente por pretos como candidatos a prefeito e vice. Destas 160, 9 estão em capitais.


Fonte: folhapress via jornal O Estado do Ceará