terça-feira, 17 de novembro de 2020

APÓS HACKERS ACESSAREM E CRIPTOGRAFAR DADOS DO STJ (SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA) A ESTATAL SERPRO (SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS) OBSERVOU AUMENTO DE TENTATIVAS DE ACESSO A SISTEMAS E ELEVOU O NÍVEL DE ALERTA

 Fonte: Folhapress via O Estado do Ceara



Após hackers conseguirem acessar e criptografar dados do STJ (Superior Tribunal de Justiça) neste mês, a estatal Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) também observou aumento de tentativas de acesso a sistemas e elevou o nível de alerta.

A empresa presta serviços para diferentes órgãos do governo e um de seus principais clientes é o Ministério da Economia. Guarda dados da Receita Federal, de transações de comércio exterior, de notas fiscais eletrônicas, de passaportes consulares e até da biometria de carteiras de trânsito.

O Serpro viu as tentativas de acesso a seus sistemas crescerem 60% em relação à média logo após o ataque ao STJ, para 2.300 por segundo.


A causa do aumento não é clara, mas os técnicos afirmam ser o mais provável que outros hackers tenham sido estimulados a agir ao observar ataques bem-sucedidos (como o ocorrido contra o tribunal no começo do mês).