sábado, 23 de janeiro de 2021

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ (MPCE) EXPEDE RECOMENDAÇÕES A PREFEITOS DO INTERIOR DO ESTADO E QUE APRESENTEM SEUS PLANOS DE OPERACIONALIZAÇÃO PARA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) tem expedido, nos últimos dias, recomendações a prefeitos do interior do Estado orientando que apresentem seus Planos de Operacionalização para a Vacinação Contra a Covid-19. O planejamento relacionado à vacinação, que têm ganhado destaque principalmente essa semana, após o início da aplicação dos imunizantes no Ceará, representa um dos primeiros grandes desafios dos gestores em 2021, alguns dos quais são novatos na administração pública.

Conforme o MP, cada plano precisa conter informações sobre grupos prioritários, detalhando como será feito o controle e fiscalização do processo e se cada município dispõe de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), infraestrutura e recursos humanos necessários para dar início à vacinação. O objetivo do MPCE é garantir que a legislação referente à aplicação da vacina seja rigorosamente cumprida, de modo a evitar burla aos critérios impostos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).