segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

MUDANÇA NA REGRA PARA TER DIREITO AO BPC (BENEFÍCIO ASSISTENCIAL PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA) NÃO DEVE TRAZER ALÍVIO AO ORÇAMENTO DE 2021

 


A mudança na regra para ter direito ao BPC (benefício assistencial para idosos e pessoas com deficiência) não deve trazer alívio ao Orçamento de 2021, segundo integrantes do governo.

O ministro Paulo Guedes (Economia) precisa realizar corte de despesas obrigatórias neste ano para cumprir o teto de gastos, que são limitados por uma norma que impede o crescimento acima da inflação.

No entanto, a alteração nos requisitos para receber o BPC não reduz a pressão no Orçamento, de acordo com membros da equipe econômica. Segundo eles, o benefício já tem sido concedido com base em avaliações mais flexíveis.

No dia 1º de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma MP (medida provisória) –que passa a valer imediatamente– para que o critério de concessão do BPC volte a ser renda mensal de 25% do salário mínimo (R$ 275) por membro da família.