terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ (TRE-CE) MANTEVE POR UNANIMIDADE A CASSAÇÃO DO DIPLOMA DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO DE VIÇOSA DO CEARÁ

 


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve, por unanimidade na segunda-feira (8), a cassação do diploma do prefeito e do vice-prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda (MDB) e Marcelo Ferreira Moreira (MDB), respectivamente.


Na decisão desta segunda, o relator do recurso eleitoral, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, votou pela reforma da sentença de 1º grau, alterando a capitulação de captação ilícita de sufrágio para conduta vedada, reconhecendo a configuração de abuso de poder político perpetrado.


O pleito considera que a perfuração de poços no período pré-eleitoral pelo prefeito da cidade, José Firmino, que conseguiu a reeleição, não configura compra de votos, mas sim conduta vedada e abuso de poder político.


Foram mantidas a cassação dos registros/diploma do prefeito e do vice-prefeito, a aplicação da multa de R$ 27 mil e a declaração de inelegibilidade pelo prazo de oito anos do prefeito José Firmino de Arruda.


Fonte: g1-Ce