segunda-feira, 12 de julho de 2021

OS DEPUTADOS ESTADUAIS CEARENSES APROVARAM PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO GOVERNO DO ESTADO QUE TORNA PERMANENTE O COMANDO DE POLICIAMENTO DE RONDAS E AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS (CPRAIO) NA ESTRUTURA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO

 


Os deputados estaduais cearenses aprovaram projeto de lei 78/2021, de autoria do Governo do Estado, que torna permanente o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) na estrutura da Polícia Militar do estado.


O governador Camilo Santana (PT), ao enviar o projeto à casa para deliberação dos parlamentares, fez um balanço histórico da atuação do Raio, pontuando que em seus primeiros 10 anos de existência (2004-2014) o batalhão “se destacou de maneira crescente e expressiva no combate à criminalidade”. Lembra ainda que, depois disso, surgiu a intenção do Governo do Estado de expandir a unidade para as nove macrorregiões do estado, o que foi conseguido em 2016.


O gestor aponta ainda que os números mostrados pelo equipamento legitimam seu trabalho
: “Apenas no ano de 2020, as unidades do Comando Raio apreenderam 1.860 armas de fogo, correspondendo a 30,4% das 6.117 armas apreendidas em todo o estado. No mesmo ano, foram recuperados e apreendidos 2.034 veículos e efetuadas 7.077 capturas de adultos e a dolescentes. Nos dois primeiros meses deste ano, as 46 unidades do Raio já retiraram 145 armas de fogo das mãos de criminosos e efetuaram 654 capturas de suspeitos pelos mais diversos crimes.”


O Raio, especializado em policiamento ostensivo, atua predominantemente no policiamento urbano, nas modalidades de patrulhamento, diligência e escolta, conforme identifica o texto da matéria.